Quick menu de navegação :

  1. Ir para o assunto
  2. Ir para o menu das secções principais
  3. Ir para a ferramenta de pesquisa
  4. Ir para o menu de idiomas
  5. Ir para o menu de Ajuda
  6. Vá para a lista de atalhos de teclado
Ética

Menu Ajuda :

Conteúdo :

Módulo :

Seleção dos fornecedores e respeito aos direitos humanos (GRI HR6, HR7 e FG Trabalho infantil e trabalho forçado ou análogo ao escravo)

O Grupo Sanofi, como empresa aderente ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, compromete-se em apoiar e aplicar princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, proteção ao meio ambiente e anticorrupção. Estes princípios são detalhados em seu Código de Conduta com Fornecedores e integram as práticas de gerenciamento das relações com os fornecedores atuais e futuros.

Nota: não houve relato de ocorrência de trabalho infantil ou forçado no Grupo Sanofi Brasil no período deste relatório.

Certificação de fornecedores com base em critérios de ética e sustentabilidade

O fornecedor recebe o convite formal, faz um registro na plataforma EcoVadis, e preenche um questionário, apresentando documentos que comprovem os dados indicados. Eles são avaliados nos temas de meio ambiente, práticas de trabalho, práticas de negócios e fornecedores. A empresa EcoVadis analisa as respostas e os documentos, classificando os fornecedores de acordo com uma metodologia própria.

Cada caso é avaliado pela Sanofi localmente e aqueles que não têm uma colocação satisfatória no ranking desenvolvem, junto com a empresa, um plano de ação para que promovam correções e melhorias. Caso este processo não seja realizado, e o fornecedor seja classificado como de alto risco, um processo de descredenciamento pode ser iniciado.

Os resultados das avaliações são compartilhados com todas as divisões do Grupo Sanofi globalmente, de maneira a assegurar a troca de conhecimento e informações, não somente com a rede de compras, mas também com os principais stakeholders envolvidos.

 

América Latina e Brasil:

Desde o lançamento do projeto, em 2012, 187 fornecedores oriundos da América Latina foram avaliados, sendo 70 em 2012, 68 em 2013 e 49 novos fornecedores em 2014.

No Brasil, foram selecionados, em 2013, 12 fornecedores. Destes:

  • 6 optaram pela não adesão ao programa EcoVadis;
  • 6 foram avaliados, dentre os quais 2 tiveram notas satisfatórias e 4 ficaram dentro do score;
  • Nenhum plano de ação foi requerido e/ou implementado.

Em 2014, 30 fornecedores foram selecionados no Brasil. Destes:

  • 7 optaram pela não adesão ao EcoVadis. No entanto, a Sanofi encaminhou 6 fornecedores para o processo de elaboração de planos de ação, previstos para 2015, a fim de reverter este status. Foi iniciado processo de descredenciamento de 1 fornecedor;
  • 2 fornecedores ainda estão participando do processo de avaliação (registro na plataforma, preenchimento do questionário e envio de documento, além da análise dos dados pela EcoVadis);
  • Dos 21 fornecedores avaliados, 8 requereram elaboração de plano de ação e 13 tiveram notas satisfatórias no processo e foram certificados pela Sanofi.

 

Programa Premium de Certificação de Fornecedores

A planta industrial da Sanofi em Suzano realiza desde 2009 o Programa Premium de Certificação de Fornecedores de materiais produtivos. Para fazer parte deste rol de fornecedores certificados, as empresas são avaliadas pelas áreas de Qualidade e Compras Industriais em relação a resultados de auditorias, histórico de qualidade dos fornecimentos e importância dos materiais nos processos de produção.

Em 2013, 12 fornecedores de matéria prima e 3 fornecedores de material de embalagem foram certificados, através de cerimônia realizada na Sanofi, em Suzano. Em 2014, foram 9 fornecedores, sendo 8 de matéria-prima, e 1 de material de embalagem. A cerimônia de certificação será realizada em 2015.

O estreitamento de parcerias é a essência do programa: para o fornecedor, a certificação é o reconhecimento da alta confiança que a Sanofi tem em seu trabalho, e para a Sanofi, é a garantia da entrega de materiais em conformidade com os nossos rigorosos padrões de qualidade.

Menu Ajuda :

Copyright © Sanofi 2011-2017. Todos os direitos reservados. Atualizado em: 25 de Junho de 2017

  1. Atualizado em: 25 de Junho de 2017