Quick menu de navegação :

  1. Ir para o assunto
  2. Ir para o menu das secções principais
  3. Ir para a ferramenta de pesquisa
  4. Ir para o menu de idiomas
  5. Ir para o menu de Ajuda
  6. Vá para a lista de atalhos de teclado
Pacientes

Menu Ajuda :

Conteúdo :

Módulo :

Parcerias para acesso à saúde

A Sanofi está comprometida em desenvolver parcerias estratégicas que promovam o acesso à saúde, aumentem a qualidade dos medicamentos e melhorem a vida da população, dentro de um modelo economicamente sustentável.

 

Prover produtos e serviços de saúde é apenas parte da solução. Por isso, a organização vem trabalhando para desenvolver uma abordagem mais ampla e integrada, buscando mobilizar os principais atores da cadeia da saúde para superar os desafios de ampliar o acesso a cuidados de saúde de qualidade e economicamente efetivos.

 

Programa de Acesso a Medicamentos (GRI EC8)

A Sanofi entregou ao governo brasileiro 721.850 ampolas de Glucantime® (antimoniato de meglumina) em 2013, e 2.165.550 ampolas em 2014, a um preço preferencial global. Considerando que, em média, um paciente faz uso de três ampolas/dia em um tratamento de 20 dias, podemos estimar que 12.030 pacientes foram beneficiados em 2013, e 36.092 em 2014.

Esta ação local faz parte do Programa Global de Acesso a Medicamentos da Sanofi, que se articula em torno de importantes desafios da saúde pública mundial, como malária, tuberculose, leishmaniose, doença do sono, epilepsia, doença mental e vacinas.

O programa, implementado no Brasil em 2007, tem por objetivo ampliar o acesso ao tratamento da leishmaniose, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde. Além do fornecimento ao governo federal, a unidade industrial da Sanofi localizada em Suzano é plataforma mundial de produção de Glucantime®, fornecendo para mais de 20 países.

 

Ação integrada contra a leishmaniose* (GRI EC8)

Em 2014, foram selecionados mais 13 municípios para receber as atividades, e treinados 599 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 128 Agentes de Combate às Endemias (ACE), entre outras ações. Ainda em 2014, foram realizadas melhorias em laboratórios do município de Baturité/CE, além da compra de equipamentos e kits para diagnóstico sorológico humano e animal.

A nova iniciativa visa a confirmar, em uma população mais ampla, a efetividade do modelo desenvolvido em 2003 em cinco cidades do Estado do Pernambuco pela Dra. Otamires Silva, coordenadora do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE em parceria com a Fundação Sanofi Espoir.

A experiência em Pernambuco foi capaz de reduzir, após cinco anos de implantação, em torno de 80% o número de casos da doença e os índices de morbidade, nos seguintes municípios: São Vicente Férrer, Macaparana, Goiana, Água Preta e Timbaúba.

O programa propõe a conjunção de esforços das autoridades estaduais e municipais de saúde e de educação, hospitais de referência e centros de pesquisa sobre a doença, entre outros parceiros, na pesquisa e no monitoramento da epidemiologia da leishmaniose e na estruturação de programas integrados de diagnóstico precoce e tratamento, bem como na adoção de programas de educação continuada de profissionais de saúde, de sensibilização, prevenção e controle da doença.

Os próximos passos do projeto envolvem a continuidade da capacitação de profissionais da Rede de Atenção Básica em Saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e médicos veterinários).

* As leishmanioses, que podem deixar graves sequelas físicas, são doenças infecciosas que acometem o homem e outros animais e são causadas por várias espécies de protozoários do gênero Leishmania, transmitidos pela picada do mosquito flebótomo. A doença atinge fortemente o Brasil e vários outros países.

 

Foco em doenças raras e biotecnologia

No Brasil, a Genzyme disponibiliza terapias para quatro doenças genéticas raras (Gaucher, Fabry, Mucopolissacaridose tipo I - MPS I e Pompe), um medicamento para diagnóstico e suporte ao tratamento do câncer de tireoide e, a partir de 2014, para dois novos tratamentos para Esclerose Múltipla. A enzima para tratamento da doença de Gaucher faz parte da lista de Medicamentos Excepcionais (Componente Especializado) do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1998.

Saiba mais sobre o PAP Raros – Programa de Apoio aos Pacientes da Genzyme

Nota relevante: terapias para o tratamento de hipercolesterolemia familiar e doença de Niemann-Pick do Tipo B fazem parte do pipeline de desenvolvimento da Genzyme.

 

Apoio técnico ao desenvolvimento de combinações vacinais

Esta parceria foi celebrada durante visita do presidente da França, François Hollande, ao Brasil, em cerimônia que contou com a presença de Dilma Rousseff.

O novo contrato firmado pela Sanofi Pasteur com a Fiocruz-Bio-Manguinhos reforça os laços estabelecidos entre a empresa e a instituição em janeiro de 2012, para introdução da vacina inativada contra poliomielite (VIP) da Sanofi Pasteur no Programa Nacional de Imunizações, a ser fornecida por Bio-Manguinhos. A vacina VIP fará parte da composição da vacina combinada em desenvolvimento.

 

Expedição Bandeira Científica (GRI EC8)

Em 2014, foi a vez do município de Ibatiba, no Espírito Santo, receber a expedição, que beneficiou cerca de 8.800 pessoas – foram realizados 1.318 exames, como glicemia de ponta de dedo, ultrassonografias, exames citológicos e anatomopatológicos, e eletrocardiogramas. Foram registrados 5.059 atendimentos médicos, de fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades. 500 exemplares do gibi “Fora, dengue!” foram entregues à população, que também participou de palestras e oficinas.

A expedição, composta por cerca de 200 pessoas, entre médicos e estudantes de Medicina, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Engenharia da USP, presta atendimento básico de saúde a populações de regiões carentes do Brasil.

A Sanofi oferece medicamentos, vacinas, materiais para as consultas, aporte financeiro e de pessoal, incluindo o trabalho voluntário dos colaboradores. Durante a expedição, também é realizado trabalho de capacitação de agentes comunitários, educação sexual para adolescentes, bem como campanhas de prevenção contra a dengue e leishmaniose, de acordo com a demanda local, envolvendo palestras educativas para crianças da região. A expedição assegura o acompanhamento da localidade durante um ano e entrega às autoridades de saúde da região um levantamento completo das necessidades identificadas e respectivas recomendações para elaboração de um plano diretor na localidade. Desde o início do apoio da Sanofi ao projeto, mais de 58.500 pessoas foram beneficiadas.

 

Medley apoia o CIES em 2014 (GRI EC8)

A gestão do projeto é compartilhada, e envolve e mobiliza o governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Apenas em 2014, 252.621 pacientes foram atendidos.

Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social do jornal Folha de São Paulo e da Fundação Schwab, além de outros prêmios como Dom (do Grupo Fleury), em 2013. Saiba mais em www.projetocies.org.br.

 

Blitz da Saúde da Medley (GRI EC8)

O projeto consiste na realização de eventos chamados “Blitz da Saúde”, em farmácias, onde profissionais de saúde realizam gratuitamente testes de glicemia para diagnóstico de diabetes, aferição da pressão arterial e cálculo do índice de massa corpórea. Em 2013, 449 eventos foram realizados, atendendo cerca de 31 mil pessoas. Em 2014, o número de eventos subiu para 1.878, atendendo cerca de 132 mil pessoas.

 

Prêmio Médico Cidadão Medley

O projeto vencedor criou uma equipe multidisciplinar para realizar atendimentos médicos no bairro Cidade Júlia, zona sul da capital paulista. O projeto Médico de Família em Comunidade Carente recebe mais de três mil pessoas por mês e realiza visitas domiciliares com o foco na disseminação de conceitos de medicina preventiva.

Em 2014, o Prêmio Médico Cidadão não foi realizado.

 

Projetos humanizam o atendimento ao paciente

Clique aqui e conheça as iniciativas de humanização promovidas ou apoiadas pela Sanofi.

 

Compromisso da Sanofi com a primeira infância

Clique aqui e conheça a iniciativa “Criança Saudável, Criança Feliz” da Sanofi.

Menu Ajuda :

Copyright © Sanofi 2011-2017. Todos os direitos reservados. Atualizado em: 25 de Junho de 2017

  1. Atualizado em: 25 de Junho de 2017