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Investimento Social (GRI EC8, SO1)

Com posicionamento ético e participativo na sociedade, o investimento social da Sanofi prioriza a saúde e a infância, bem como populações desfavorecidas, em programas de prevenção, educação, humanização e acesso a medicamentos. Todas as empresas do Grupo possuem programas para auxílio às comunidades. (GRI FG Comunidades Locais e Impactos Econômicos Indiretos)

 

O Grupo Sanofi emprega anualmente, em média, cerca de R$ 8 milhões em ações e programas, que beneficiam, em média, 2,5 milhões de brasileiros por ano.

Na medida em que a Solidariedade é um dos principais valores do Grupo Sanofi, a organização tem incentivado os seus empregados a participar de programas sociais, apoiados ou não pela organização, com o objetivo de desenvolver e aprofundar a visão de cidadania e a se mobilizar em situações de emergências humanitárias. (GRI FG Impactos Econômicos Indiretos)

 

Atividades voluntárias fazem a diferença na comunidade

As empresas Sanofi no Brasil vêm ampliando de maneira considerável as atividades de voluntariado junto às comunidades, não apenas no entorno de suas sedes e fábricas, mas também em locais mais distantes e carentes. Além disso, em 2013 foi lançada a plataforma Be a Volunteer, iniciativa que envolveu a Sanofi Brasil e outras filiais do Grupo, com o objetivo de estimular os funcionários a apoiar ações em suas próprias comunidades.

Saiba mais em br.beavolunteer-sanofi.com

 

Sou Voluntário

 

Campanha Seja um Papai Noel

Em 2013, foram arrecadados 730 brinquedos na campanha Seja um Papai Noel da sede da Sanofi, que beneficiou 700 crianças. Em 2014, foram arrecadados 520 presentes. O projeto, que conta com 82 voluntários, consiste em incentivar empregados da Sanofi a fazer, no mês que antecede o Natal, doações voluntárias de brinquedos, posteriormente encaminhados às crianças em tratamento no Hospital Infantil Darcy Vargas (SP).

Na Merial, ação semelhante foi realizada na Instituição Obra Social São João Bosco, unidade Campo Belo, em Campinas/SP, em 2014. 120 crianças foram beneficiadas.

 

Ação Voluntária Medley

Anualmente, é realizada uma reunião com os voluntários, que assumem a responsabilidade por uma instituição e submetem um plano anual ao comitê de voluntários. Uma vez aprovado o plano anual, as ações são divulgadas para todos os empregados, e os interessados podem participar das iniciativas.

Apenas em 2014, foram realizadas 23 ações, com o auxílio de 232 voluntários da companhia, impactando cerca de 330 pessoas de instituições como o Lar Alice (Campinas/SP), Associação Beneficente Moriah (em Hortlândia/SP), Aldeias Infantis (Rio de Janeiro/RJ), Lar Nosso Sonho (Campinas/SP), U.A.I. – Unidade de Apoio Infantil (Campinas/SP), Lar Dona Mariquinha (Atibaia/SP), Cidade Ozanam - Casa do Ancião Chichico Azevedo (Belo Horizonte/MG), CCART (Hortolândia/SP), entre outras.

 

Campanha do agasalho tem segunda maior arrecadação

Promover educação, saúde, infância e inclusão social

A Sanofi investe em instituições que incentivem a educação, a saúde, a infância, e protejam as populações desfavorecidas. Em 2013, a Sanofi Farma e Pasteur investiram R$ 5.375.815,55 em apoio e patrocínio a projetos sociais - deste total, R$ 3.983.803,00 são provenientes de verbas incentivadas:

  1. Instituto Alfa de Cultura, com a temporada infantil do Teatro Alfa, que inclui oficinas para crianças carentes;
  2. Itaporã Comunicação, com a peça A Última Sessão, cujo foco é o público de terceira idade;
  3. Instituto Mara Gabrilli, com a publicação do livro “Brinquedos e Brincadeiras Adaptadas para Crianças com Deficiência”;
  4. Associação Pinacoteca Arte e Cultura (Apac), com o programa de apoio a grupos de pessoas com deficiência sensorial, física ou mental, idosos e minorias, como moradores de rua, no entorno da Pinacoteca do Estado de São Paulo, por meio de uma série de abordagens e recursos multissensoriais;
  5. Associação Cultural e Assistência Vida Nova, com o patrocínio das atividades da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis;
  6. Fundação Gol de Letra, com o projeto Gol de Cultura 3 , para a realização de oficinas onde são trabalhadas as habilidades motoras, gestuais e a expressão corporal de crianças, adolescentes e jovens;
  7. Patrocínio à categoria de base do time de vôlei masculino de Campinas, da Brasil Vôlei Clube;
  8. Centro de Documentação e História da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz - SPCOC;
  9. Rede Acesso, através do circuito "Correr e caminhar para viver bem" 2013;
  10. Acesso de crianças e adolescentes com câncer a tratamento, através do projeto "Tratamento do Câncer Infantil", da Ass. Helena Piccardi de Andrade Silva - AHPAS;
  11. Projeto Expedição Bandeira Científica, da Fundação Faculdade de Medicina da USP - conheça-o aqui;
  12. Projeto de Educação em Diabetes, Tratamento e Assistência Social, do Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul;
  13. Projeto Música nos Hospitais, temporada 2013, da Associação Paulista de Medicina (APM);
  14. Projeto Ciência Móvel, da Fundação Oswaldo Cruz - SPCOC;
  15. Volta Monitorada de Belo Horizonte, da Associação de Desenvolvimento de Projetos - ADP;
  16. Apoio à Associação de Diabetes Juvenil - ADJ, visando ao desenvolvimento de programas contínuos com os indivíduos e seus familiares, valorizando seus aspectos sociais, econômicos e culturais.

Notas relevantes:

  • O valor de R$ 5.375.815,55 não contempla os investimentos realizados pela Sanofi através do Programa de Acesso a Medicamentos, onde o Glucantime® é comercializado a um preço diferenciado. O preço do medicamento foi calculado de acordo com uma base histórica, do contexto do mercado. Entretanto, a partir de 2015, o mesmo será revisado;
  • Os aportes financeiros dos projetos incentivados foram feitos em 2013, mas a implementação dos projetos só ocorreu em 2014;
  • Além do apoio a projetos incentivados, a Sanofi também realiza investimentos em outros projetos, com recursos próprios. A meta para o próximo relatório é a divulgação dos projetos e valores destes investimentos, de todas as empresas do Grupo.

Em 2014, a Sanofi Farma e Pasteur investiram R$ 3.367.550,00, sendo R$ 2.631.000,00 provenientes de verbas incentivadas:

  1. Rede Acesso, através do circuito “Correr e Caminhar para viver bem”;
  2. Instituto Sorrir para a Vida, com o projeto "Sorriso Especial", que presta assistência clínica-odontológica para crianças com necessidades especiais;
  3. 3. Fundação Dorina Nowill, com o projeto "Biblioteca sem fronteiras", que visa à disponibilização online do acervo atual da Fundação, em formatos acessíveis a pessoas com deficiência visual;
  4. Doutores da Alegria, com “Programa de Visitas – Plano Anual 2014”;
  5. Produção do filme "A vida não é filme", da Lauper Films;
  6. Centro de Documentação e História da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz - SPCOC;
  7. Projeto Mestres e Ofícios da Construção Tradicional Brasileira de Saberes e Fazeres em Extinção - Técnica de pintura em Afresco, da FIOCRUZ;
  8. Projeto Música nos Hospitais, temporada 2014, da Associação Paulista de Medicina (APM);
  9. Série de exposições do MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2014;
  10. Projeto "Pelo direito à vida", do Hospital Pequeno Príncipe - Ass. Hospitalar de proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, o qual presta assistência em saúde, colaborando com o fortalecimento do cuidado humanizado aos beneficiados;
  11. Associação Cultural e Assistência Vida Nova, com o patrocínio das atividades da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis;
  12. Instituto Barrichello Kanaan, através do projeto "Educação pelo Esporte: Basquete treinando para a vida".

Notas relevantes:

  • O valor de R$ 3.367.550,00 milhões não contempla os investimentos realizados pela Sanofi através do Programa de Acesso a Medicamentos, onde o Glucantime® é comercializado a um preço diferenciado. O preço do medicamento foi calculado de acordo com uma base histórica, do contexto do mercado. Entretanto, a partir de 2015, o mesmo será revisado;
  • Além do apoio a projetos incentivados, a Sanofi também realiza investimentos em outros projetos, com recursos próprios. A meta para o próximo relatório é a divulgação dos projetos e valores destes investimentos, de todas as empresas do Grupo.
 

Investimento social na Genzyme

Em 2013, a Genzyme investiu, com incentivos fiscais, R$ 71 mil em projetos de entidades sociais e adotou, pelo menos, um programa idêntico ao da matriz, mas com ações definidas localmente. Em 2014, o investimento com incentivos fiscais foi de R$ 150.000,00.

Sua estratégia de investimento social privado, com ou sem incentivo fiscal, contempla o apoio a atividades relacionadas às suas áreas de expertise (esclerose múltipla, doença de Fabry, doença de Gaucher, Hipercolesterolemia Familiar, Mucopolissacaridose tipo I (MPS I), doença de Pompe e câncer de tireoide) e projetos socioculturais relacionados às artes e memória, inclusão social e preservação ambiental.

 

Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais)

Anualmente a Genzyme produz um calendário (versões de parede e de mesa, impressas em material reciclado) com criações artísticas de adolescentes e jovens de Contagem (MG), portadores de deficiência mental e que são atendidos pelo Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais).

A cada nova edição, a empresa adquire 12 destas obras para ilustrar os meses do seu calendário, que já é tradição entre seu público de relacionamento, da imprensa a empregados. A renda da aquisição das obras é revertida para a instituição, que beneficiou cerca de 380 pessoas em 2013 e 350 em 2014.

 

Apoio à edição do livro Maracangalha, via incentivos fiscais

 

Patrocínio do projeto Cinesolar

Em 2014, também via incentivos fiscais, a empresa patrocinou o “Cinesolar”, um circuito itinerante de exibição gratuita de filmes brasileiros por meio de um veículo equipado com tecnologia de captação de energia solar que alimenta toda a estrutura de uma sala de cinema móvel. O projeto também contempla oficinas sobre meio ambiente e energias renováveis em escolas.

Workshop para Lideranças do Terceiro Setor – Gestão para Sustentabilidade

Foi realizado em 2014 um treinamento para lideranças de nove Associações de Pacientes relacionadas a doenças raras, esclerose múltipla e hipercolesterolemia familiar. O workshop tratou de temas como o Impacto da Comunicação, Mídias Sociais e Imprensa, Gerenciamento de Crises e Boas Práticas em Comunicação, Desafios da Liderança de ONGs, Sustentabilidade & Subsidiariedade, Planejamento, Desenvolvimento Local e Aplicações de Recursos e Comunicação focados na Transparência e Responsabilidade.

 

Investimento social na Merial – Parceria Projeto Primavera

Ação social no Dia do Ovo – Merial

Dia 10 de outubro é o dia mundial do ovo, e para comemorar essa data, a Merial preparou, em 2014, uma ação na Creche Assistencial Bom Pastor, em Campinas/SP, que atende 190 crianças, de 3 a 11 anos. As crianças participaram de gincanas e brincadeiras, pintura facial, além de receber um lanche especial com omeletes. Através do projeto Descobrir, a Merial presenteou as crianças com alguns livros, caixinha de ovos, livros de receita e o Mascote Marekito.

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  1. Atualizado em: 25 de Junho de 2017